quarta-feira, 29 de junho de 2011

Escolhas

Eis aqui um dos maiores dilemas do ser humano: sua dolorosa capacidade de escolha. Parece lógico, mas as vezes é bem difícil aceitar essa nossa responsabilidade de decisão. Mesmo que eventuais tendências naturais ou influências do meio camufle essa verdade, está bem diante de nós a diversidade de opções, opiniões, caminhos ou estilos. Escolho o mais fácil ou o mais difícil? Ir ou não ir? Beber ou não beber... Crer ou não crer? Ser ou não ser?

Há quem escolha casar e quem escolha se separar. E há quem escolha amar (acredite, isso é uma escolha!). Ou há quem conte com a sorte... Mas até pra isso, você faz escolhas. E acomodar também pode ser a sua escolha, diante de duros dilemas... Escolhas por sonhos ou pela realidade... escolha sexual ou pela "não-opção" sexual. Escolha por Marx ou por Bolsonaro... Por Lewis ou por Freud, ou por uma convicção bem pessoal, vazia ou fundamentada. E há quem escolha não ter convicção nenhuma... E não escolher nada também é uma escolha.

Aposentar na velhice é uma escolha difícil... tão difícil quanto escolher a carreira, na juventude. E depois... escolhemos que cara vamos ter, no trabalho... e a nossa identidade é uma escolha meio esquecida... Mas não tem jeito. Nós temos que escolher o que queremos ser.

Até pra ser feliz, é a gente que escolhe... independente das circunstâncias. Você pode até acusar as influências sociais, ou tendências naturais no curso da sua vida. As vezes parece que leis naturais e racionalidade divergem, um pouco... Mas encontrar suas afinidades, também é escolha sua.

E se, pensando nisso, você não toma uma atitude, só não me diga que "seja o que Deus quiser". Porque maior dilema ainda é aceitar que Deus quis assim... que fôssemos seres racionais e capazes fazer escolhas... (bem... mas será que Deus existe?!). Você vai ter que fazer a sua escolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário