quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Natal em mim, natal nos outros...

É bem legal ver as festas de fim de ano, trocas de presentes e confraternizações que nos inspiram às amizades. E penso que isso está essencialmente ligado ao "sentido do natal", sim. Uma grande marca que Jesus deixa pra gente é a de relações comunitárias bem equilibradas. Mas, como já disse, há muito mais confronto do que queremos ver nessas relações comunitárias, ou por trás dessas festas.
Há dois versículos na Bíblia que, não por mera coincidência, aparecem em referências quase idênticas: João 3:16 e 1 João 3:16. O primeiro é bem conhecido, e explica bem o sentido espiritual da vinda de Jesus: "Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna" (Jo. 3:16). O segundo não é tão conhecido, mas completa bem, e socialmente, o sentido pessoal que o primeiro nos revela: "(...) Cristo deu a sua vida por nós. Por isso nós também devemos dar a nossa vida pelos nossos irmãos." (1 Jo. 3:16)
Isso dá sentido às confraternizações do natal! Mas, talvez, mais difícil ainda do que amar a ponto de dar a vida pelo outro, é amar tanto assim a quem não está por perto dos nossos círculos de amizade... amar apesar das diferenças, daqueles que nos tiram o sossego... Ou, indo mais além, é mais difícil ainda amar a quem nos odeia... dia a dia, e não só na hora de entregar o presente por tê-lo tirado no amigo-oculto... Essa também é uma marca que Jesus nos deixou: "Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem" (Mateus 5:44).
O que se realizou no natal, com a vinda de Jesus, dá todo sentido à vida, que se perde no tempo e espaço... Da sentido à minha vida tão pequena, que vislumbra a eternidade na minha relação com Deus. E dá sentido à minha vida tão turbulenta na minha relação com os outros, aprendendo, sempre aprendendo... a amar mais, porque Cristo me amou primeiro.

Pensando nisso, feliz natal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário