quarta-feira, 2 de março de 2011

Oba Oba, carnaval...

"Só eu que não gosto de carnaval?!", me perguntou uma amiga virtual nessas redes sociais. Essa eu tenho que responder! (Aiai... me sinto um moralista... quadradão... estraga prazeres, pra falar dessas coisas... Mas é o seguinte, eu também gosto de viajar, curtir os amigos em festas, eu também gosto de festas! Só tenho uma opinião peculiar sobre essa que... tenho que falar!)

Descobri há uns anos atrás que o carnaval é uma festa religiosa!, sabia?! Digo... pelo menos surgiu relacionada à um calendário religioso, da Igreja Católica, em um dia véspero à Quaresma, no qual as pessoas comiam bastante carne para suspendê-la de sua dieta no período seguinte, até a semana santa. Bom, essa foi uma das versões que li, que não é tão consensual... E não sei quantos dos foliões de hoje cumprem mesmo o jejum de carne no período seguinte. Embora eu seja cristão, não frequento a Igreja Católica e não cumpro. Mas me parece que, no interior ou na apoteose, ninguém tá pensando no que vem depois da véspera, não é mesmo? A regra é "ser feliz aqui e agora"! ... Que pena... Seria até interessante, embora insuficiente, se depois da festa quem a festejou assumisse por quarenta dias ou, melhor ainda, o ano todo, uma postura de abnegação, representada pelo jejum, após o carnaval! Não... isso não é moralismo e nem uma religiosidade farisaica que nos força à torturas contra nós mesmos, e sem sentido pessoal real! Estou falando apenas que é interessante, e muito necessário, a gente ter mais controle dos próprios instintos! Afinal, o grande desafio da vida em sociedade é a negação dos próprios prazeres em favor do outro.

Bom... mas aquela festa evoluiu se associando, ainda, a outros movimentos como de protestos dos negros, na época do Brasil colônia, que ironizavam as damas portuguesas com suas saias rodadas. Pois é... só que o grande desafio permanece e... hoje... que protesto social que nada! Qual é o conteúdo das letras das "marchinhas", os sambas-enredo, na avenida? E os grandes blocos nas pequenas cidades?, que vagam por aí, acendendo fogo nos... adolescentes..., com hormônios à flor da pele, e que se pudessem aboliam logo os fiapos de roupa usados nas ruas, pra fazerem crescer as populações... humana e virais!

A questão sexual é um problema sério, no carnaval. Os casos de exploração sexual aumentam cerca de 30% nesse mês. E alguém sabe sobre os casos de DSTs?, que não são dados com muita clareza pelo governo, que, aliás, preza muito pelo turismo garantido na época?! Em tempo, turismo sexual é outro problema seríssimo no Brasil (também pouco noticiado...), mais agravado com tanta propaganda de mulher pelada na TV, nessa época... Sem falar das drogas e... outro mal velado: o alcoolismo.

Bem, sobre exploração sexual, fizeram lá uma passeata no Rio, semana passada, que contou com umas oitenta pessoas..., e em outras cidades, que deve ter mudado a percepção de quem festeja... Sobre as DSTs e os "virus-babies-booms", deixa por conta das campanhas do Governo também, que mudam muito a nossa perspectiva, sabe?... São um confronto pessoal profundo pra mim... (Mas não mais do que a propaganda da Globeleza...). Questionei outro amigo meu, folião de primeira daqueles blocos efervessentes, sobre a falta de consciência social que rola nessas festas por aí... Ele respondeu de imediato: "Nós temos! A camisa do nosso bloco tem um bolso na frente, que já vem com uma camisinha!" ... Putz!... Resolveu o problema! ... (Pense numa coisa: "sexo" e "seguro" são termos antagônicos! Em todos os sentidos, você está totalmente vulnerável à pessoa a quem se entrega!) É chato falar disso, né? Mas o que há de mal na sociedade começa em cada um de nós. E, pior ainda, o problema social da sexualidade não está só nas DSTs, mas principalmente no egocentrismo das relações... Será que não? Seria uma contradição? É... parece que o carnaval junta uma coletividade de satisfações egoistas... (e o pior é que tem gente até procurando casamento nesse meio...). E isso não tem campanha que resolve!

Bom... respondendo à minha amiga virtual, não é só você que não gosta de carnaval! ... Mas deixa o mundo como está que ninguém é de ferro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário